O Cartório do 8º Ofício de Notas do Recife foi criado pelo Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco e iniciou as suas atividades no ano de 1957, tendo como primeiro titular o Bacharel Hélio Coutinho Corrêa de Oliveira, sendo então conhecido, na sua origem, como Cartório Hélio Coutinho.
No ano 2000, através do Ato nº 1.465/2000 do Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco, o Tabelião Ivanildo de Figueiredo Andrade de Oliveira Filho, assumiu, como titular, o cartório do 8º Ofício de Notas do Recife, sendo o primeiro tabelião, na história do Estado de Pernambuco, a ser investido na delegação de um cartório por aprovação em concurso público de provas e títulos, sob o regime da Constituição Federal de 1988 e da Lei 8.935/1994. A partir de então, o 8º Tabelionato de Notas do Recife passou a ser denominado e conhecido, perante o público e a sociedade pernambucana em geral, como Tabelionato Figueiredo.
O Tabelião Ivanildo de Figueiredo Andrade de Oliveira Filho, é Graduado, Mestre e Doutor em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Pós-Doutor em Direito Comercial pela Universidade de São Paulo (USP). Especialista em Direito Registral Imobiliário (PUC-MG). Desde 1997 é Professor da histórica Faculdade de Direito do Recife, da Universidade Federal de Pernambuco, na graduação e na pós-graduação, sendo atualmente Vice-Diretor do Centro de Ciências Jurídicas. Também é Professor da Escola Judicial do Tribunal de Justiça de Pernambuco (ESMAPE). Associado honorário do Instituto dos Advogados de Pernambuco (IAP). Membro do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP). Associado do Instituto Brasileiro de Direito Civil (IBDCivil). Membro do Instituto Brasileiro de Direito Imobiliário (IBRADIM). Associado fundador do Instituto Brasileiro de Direito Contratual (IBDCont). Membro da Academia Notarial Americana (ANA) e da União Internacional do Notariado Latino (UINL). É integrante do Colégio Notarial do Brasil, exercendo o cargo de Primeiro Secretário da Seção de Pernambuco. Associado do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB). Integrante da Comissão de Elaboração e Revisão do Código de Normas dos Serviços Notariais e Registrais da Corregedoria Geral da Justiça de Pernambuco. Coordenador acadêmico dos Cursos de Direito Notarial e Registral da Escola Judicial do Tribunal de Justiça de Pernambuco (ESMAPE). Antes de ser Tabelião, exerceu a advocacia e os cargos de Consultor Jurídico e de Procurador do Estado de Pernambuco, também investidos por concurso público. Como Procurador, exerceu as funções de Diretor de Assuntos Legislativos e Jurídicos da Secretaria da Casa Civil do Governo de Pernambuco, Secretário de Administração do Estado, Procurador-Geral Adjunto e Chefe do Centro de Estudos Jurídicos da Procuradoria Geral do Estado. É autor dos livros Direito Imobiliário e Teoria Crítica da Empresa. |
|
|
|
|